A liderança radical no mundo VUCA!

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Um dos impactos mais nítidos causados pelo mundo VUCA está na decadência dos princípios tradicionais de liderança, em que há comando e controle, trazendo para seu lugar um ambiente diferente, a exigir novas e mais abrangentes competências. Sunnie Giles, uma pesquisadora americana especialista na aplicação de conceitos da neurociência, sistemas complexos e mecânica quântica, desenvolve um trabalho que pretende ajudar os líderes a produzirem inovações radicais no ambiente VUCA.


Em seu recente livro chamado The Science of Radical Innovation, lançado em Agosto de 2018, ela afirma que as empresas precisam lutar por inovações radicais e uma nova dinâmica. Os líderes de organizações bem-sucedidas precisam aproveitar as complexidades que existem para conquistar um conceito inovador, o qual moldará teorias e práticas futuras. As empresas que não se adaptarem ao ambiente VUCA podem se tornar irrelevantes, rapidamente. Os líderes devem dominar o autogerenciamento, o que possibilitará segurança aos liderados, a partir de conexão ágil e objetiva.


A arena de negócios de hoje está passando por uma transformação revolucionária, equivalente em impacto à Revolução Industrial (voltaremos a este assunto ao tratar de empresas 4.0). Enquanto a maioria das empresas tradicionais ainda é construída para a economia do velho mundo, onde as variáveis ​​podem ser medidas, previstas e controladas, as empresas que entendem o mundo VUCA entram no mercado com nova abordagem. Elas lutam por práticas revolucionárias que tragam avanços e ganhos financeiros, ampliando presença no mercado e reputação junto aos stakeholders.


Na mesma linha, Ron Holiefield desenvolve uma abordagem interessante sobre o que ele chamou de 4ª Dimensão na Cultura da Liderança, associando-a ao mundo VUCA. No livro 4th Dimension Leadership: a Radical Strategy for Creating an Authentic Servant Leadership Culture, lançado em 2017, ele comenta que essa 4ª Dimensão de Liderança cria uma cultura que reconhece sua importância em todos os níveis da organização. Intencionalmente, essa cultura desenvolverá futuros líderes em todos os níveis, desde o momento em que entram nessa organização. Todo colaborador é um potencial líder a ser desenvolvido, ainda que em contexto empresarial (e de responsabilidades) diferente.


Leia artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/a-lideranca-radical-no-mundo-vuca/post#.XPltUxZKjIU

Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53