Biohackers no mundo VUCA!

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Assim com nas postagens anteriores, hoje o assunto será também bastante desafiador, porém desenvolvido por apresentações de especialistas. Em geral, eu faço sempre referências ou citações para as explicações de profissionais, pesquisadores, cientistas e estudiosos, de forma a garantir consistência e credibilidade, mas o tema de hoje exige uma atenção além do especial. Em um mundo VUCA, com todas as nuances de volatilidade, incertezas, complexidades e ambiguidades (em que a tecnologia tem uma influência extremamente relevante), a todo o tempo um profissional de qualquer especialidade acaba sendo colocado à prova em competência, valores, princípios e ética.


E eis que agora cresce globalmente uma prática, a qual pode estar sendo desenvolvida por seu futuro coachee ou mentorado, o que torna necessário que você (coach ou mentor) esteja preparado para se posicionar adequadamente diante da situação, sem julgamentos, de forma a caminhar com seu cliente rumo ao resultado pretendido. Este preâmbulo nada tem a ver com questões de preconceitos ou pré-conceitos. Está muito mais ligado ao fato de eu querer reforçar que qualquer profissional, de Coaching ou Mentoria inclusive, precisa constantemente ampliar a visão sobre as escolhas do ser humano em suas buscas por felicidade e harmonia consigo próprio.


Atualmente, uma das práticas nesse contexto está no Biohacking. Resumidamente, conforme publicado pela BBC News em 5/12/2018, “os biohackers querem que seus corpos e cérebros funcionem melhor a partir do hackeamento de sua própria biologia”. Eu faço a analogia de que essa pessoa busca interpretar e entender um mundo VUCA que está dentro do seu próprio corpo. Ou seja, o biohacker vê a si mesmo como um sistema complexo e ambíguo, que pode ser explorado para desfazer dúvidas e incertezas pessoais, incluindo a oportunidade de nele fazer experimentos exploratórios (daí a expressão biohacking).


A prática tem, como objetivo final, levar ao autodesenvolvimento e a uma autocompreensão mais profunda. Todo o resultado esperado pelo biohacker pode ser definido pela combinação equilibrada de cinco pilares do cotidiano: Dormir bem, para reduzir o estresse; Ter controle mental, para aumentar a produtividade; Melhorar competências profissionais, para ampliar o desempenho; Praticar exercício, para promover a saúde, e; Cultivar a nutrição adequada para o equilíbrio metabólico. E essa busca usa conceitos e inovações tecnológicas que surgem, a cada dia, algumas delas levando a experiências impensadas, até anos atrás.


Veja artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/voce-ja-teve-algum-cliente-biohacker/post#.XPlwDhZKjIU

Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53