Vuca, o que essa expressão muda na sua vida!

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Há pouco mais de três anos, os professores americanos Nathan Bennet e James Lemoine, da Georgia State University e da Georgia Institute of Technology (respectivamente), publicaram excelente artigo na revista Business Horizon com o título “What a difference a word makes: Understanding threats to performance in a VUCA world”. Ou seja, a expressão VUCA, que nasceu no meio militar dos EUA, na década de 90, passou a ser vista como nova palavra do vocabulário a ocupar espaços na vida das empresas e das organizações. Mas o que é VUCA?


Os autores explicam VUCA como um acrônimo que, em inglês, refere-se às palavras volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Vale acrescentar que essas palavras são usadas, frequentemente, para descrever um ambiente que confunde demais os profissionais, em geral. Em um mundo VUCA, segundo hoje entendem os estudiosos, as atividades essenciais para impulsionar o desempenho organizacional – planejamento estratégico, por exemplo – são vistas como meros exercícios de futilidade. Ou seja, no mundo VUCA são inúteis os esforços para avaliar o futuro e ter respostas com segurança.


Quando as lideranças ficam com pouco a fazer, além de estarem na torcida para acertarem suas previsões, o desempenho organizacional rapidamente cairá em risco. É muito simples demonstrar que, ao negligenciar aspectos importantes nas condições afins com conceitos de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, seremos apenas líderes descapacitados. O que remete à urgente necessidade de que as lideranças do mundo VUCA possam identificar as situações mais desafiadoras e, rapidamente, saibam alocar adequadamente recursos escassos para preservar e, se possível, melhorar o desempenho organizacional.


Nos dias atuais, há amplo consenso de que a globalização e a era digital criaram oportunidades por um lado, mas trouxeram muitas ameaças por outro lado. A teimosa recessão global enfraqueceu repetidas explosões de otimismo quanto ao retorno a um caminho de prosperidade. Basta mergulhar no desafio de digerir os avanços tecnológicos que impactam o ambiente de negócios, bem como das mudanças demográficas na força de trabalho, e não há dúvida de que as lideranças estão ficando desnorteadas. Reconhecer e abordar os inúmeros fatores que podem ameaçar o desempenho organizacional fica crescentemente complicado e difícil.


Leia o artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/vuca-o-que-essa-expressao-muda-na-sua-vida/post#.XPloHBZKjIU


#vuca #dimensõesdesucesso #coaching #mentoria #negócios #consultoria #sucesso


Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53