Como lidar com gerações diferentes no mundo VUCA!

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Johann Kornelsen é um estudioso sobre o mundo VUCA e presta seus serviços na Universidade Regent, em Vírginia. A instituição, desde sua fundação em 1977, tem direcionamento claro para pesquisas e formação de pessoas com espírito inovador e crítico, com competência de enfrentar um mundo crescentemente complexo. São oferecidas 132 áreas de estudos que subsidiam a visão de ser a mais importante influenciadora mundial em termos de transformação do mundo e das pessoas.


Os valores que comandam a Universidade Regent são Excelência, Integridade e Inovação. O lema Liderança Cristã para Mudar o Mundo aponta para o desejo de impactar vidas globalmente. Por conta de lidar com milhares de jovens que passam por seus cursos e programas, tanto online como presenciais, várias pesquisas sobre liderança envolvem esse público. Poucos dias atrás, em Janeiro de 2019, Kornelsen publicou um estudo muito interessante sobre a realidade que as empresas enfrentam pelo claro conflito entre os líderes seniores nas organizações e as gerações mais jovens.


Ele criou um termo novo para conjugar o ambiente dinâmico e complexo (em inglês, dynaxic), onde as abordagens tradicionais sobre liderança não mais funcionam. A sua contribuição é a de tentar oferecer um caminho ao entendimento da essência do conflito, levando a uma abordagem de liderança que pode agradar ambos os lados e fazer as organizações crescerem neste mundo VUCA. Para isso, cria a premissa de uma liderança responsável, que nada mais é que a combinação harmoniosa das habilidades de mentoria, aconselhamento e coaching.


Completando, Kornelsen avança nesse conceito de liderança responsável e lhe atribui três qualidades essenciais: a que promove transformação, aquela que serve aos demais e, também, a que autenticamente incentiva e motiva os liderados. O aspecto transformacional da liderança responsável diz respeito ao incentivo para o trabalho em equipe, a definição de metas de alto desempenho e a valorização do pensamento criativo e inovador. O aspecto servidor respeita os interesses dos subordinados, mas em primeiro lugar busca criar uma adequada capacitação para os subordinados. E o aspecto de “ser autêntico” envolve o que o autor chama de “mentoria reversa”: os mais jovens passam a se identificar com os mentorandos ou coaches, internalizando valores e atitudes, envolvendo-se e educando-se para os desafios à frente.


Leia artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/como-lidar-com-diferentes-geracoes-em-um-mundo-vuca/post#.XPluIxZKjIU

Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53