Como ter sucesso no mundo VUCA!

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Para definir o conceito de “sucesso” em um mundo VUCA, a minha resposta direta e objetiva é: consiga manter a sua saúde mental em ordem. De outra forma, o conceito de sucesso não é universal, o que sugere sempre ser válido explorar suas dimensões pela ótica de cada indivíduo. Para um corredor de maratona, o sucesso pode ser vencer e, para outro corredor, o sucesso pode estar associado a terminar a prova, independentemente do tempo. A métrica de sucesso de um velocista de 100 metros é diferente se ele for atleta olímpico ou um atleta paraolímpico.


O sucesso de uma apresentação (palestra) será avaliado de forma diferente se tratamos de um profissional ou de alguém que acaba de quebrar suas crenças limitantes para exposição de ideias a um público. Seriam inúmeros os exemplos possíveis, mas não podemos fugir de dar continuidade a um texto desafiador pelo título: Como ter sucesso em um contexto VUCA?

Já no início dos anos 2000, porém com muito mais ênfase nos últimos cinco anos, os estudiosos em ciências organizacionais e os de ciências comportamentais têm se voltado a entender como o ambiente VUCA está influenciando o resultado nos negócios e vem gerando impactos nos ambientes políticos, econômicos, sociais e, até mesmo, no desenvolvimento tecnológico. Resumidamente, os estudiosos mostram que Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo são características dos desafios estratégicos modernos que requerem dos gestores uma competência diferente em análises e pragmatismo para apresentar soluções nem elegantes e nem finais.


Até recentemente, ainda que os gestores estivessem percebendo essa mudança no seu ambiente de trabalho e no processo decisório, ainda assim os métodos usados continuavam (ou continuam?!) os mesmos. Os gestores e líderes devem aceitar que um futuro sustentável só será possível caso as organizações se adaptem e tenham resposta dinâmica para acompanhar esse ritmo de evolução do mundo. Porém, mesmo em um ambiente VUCA é possível identificar algumas megatendências para apoio aos gestores e líderes pois, para prosperar, é fundamental entender as situações novas e crescentes.


Por exemplo, deve haver a sensibilidade dos gestores para identificar sinais sutis de que há mudanças no relacionamento com os clientes, inclusive na lealdade à marca. Os líderes devem motivar diálogos frequentes para construção de novas ideias e possibilidades de gerar diferenciais no contexto das organizações. Não menos importante, é primordial rever as lacunas de aprendizado para formar as pessoas, equipes e novas práticas, criando um cenário de tomada de decisão consciente na organização. Um segredo é ter presente o pensamento crítico para lidar melhor com todas essas situações desafiadoras em um mundo VUCA.


Leia artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/como-ter-sucesso-em-um-contexto-vuca/post#.XPltzxZKjIU

Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53