VUCA, O “V” da Volatilidade!

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Hoje, e nas próximas postagens, vou me referir à série produzida pela Harvard Business Review, logo que a expressão VUCA tornou-se popular nos EUA, e passou a frequentar o contexto empresarial. O autor foi o Coronel Eric G. Kail, oficial de artilharia no exército americano, em 1988, que comandou várias organizações e atuou em diferentes níveis de responsabilidade nas unidades de operações especiais. Após dirigir cursos de liderança militar em West Point por vários anos, ele se aposentou, vindo a falecer logo depoi

Eric Kail muito contribuiu para disseminar o conceito VUCA como nova forma de descrever um contexto em função de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Agora, vamos tratar das primeira questão: Volatilidade. O objetivo é comentar sobre a origem da expressão VUCA, por conta de sua aplicação militar para, depois, avançarmos em como hoje as empresas e as pessoas se aproveitam do conceito e, ainda mais, como se desenvolver no Mundo VUCA do Coaching e da Mentoria.

Desafios ou oportunidades, que antes demoravam dias ou semanas para serem identificados, agora surgem quando menos se espera. Aí está o conceito básico de Volatilidade, um estado de instabilidade dinâmica causado por mudanças drásticas, muitas vezes abruptas e rápidas. Problemas não mais surgem ao longe, pois que emergem todos de surpresa e exigem atenção imediata. Como agir e o que esperar como consequência de decisões conflitantes, no tempo e no espaço?

Então, pode-se perguntar: como é a Volatilidade em sua vida? Você pode se programar para o seu dia de trabalho com uma lista bem pensada do que precisa realizar. Pode até ter se lembrado dos e-mails e telefonemas que deve encaminhar, mas eis que surgem demandas descontroladas e urgentes, influentes entre si, que vão reter você no trabalho até tarde da noite. E ao ir embora, perceberá que não realizou nada do que havia planejado e ainda acumulou outro tanto para o dia seguinte. Isso e mais os telefonemas e whatsapps não atendidos, que estão indicados no celular.


Leia o artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/vuca-o-v-da-volatilidade/post#.XPlpkxZKjIU


#vuca #coaching #dimensõesdesucesso #mentoria #consultoria #sucesso


Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53