Paradoxos do mundo VUCA!

Atualizado: 2 de Ago de 2019

O mundo VUCA aponta para um dilema crítico que os gerentes, líderes e profissionais de todo tipo enfrentam: já que nada é mais seguro e certo, como controlar a pressão para tomar decisões rápidas, porém sólidas e efetivas? Afinal de contas, os decisores são continuamente desafiados pela coexistência de sistemas complexos, o impacto da digitalização, a dinâmica imprevisível de mercado e a enorme quantidade de informações ambíguas. Logo, é vital o princípio da colaboração em todos os níveis da organização.


A partir da conceituação de mundo VUCA surgiu o conceito de Indústria 4.0 (ao que eu agreguei o conceito de Coaching 4.0). É bom lembrar, as três primeiras revoluções industriais foram o transporte e a produção mecânica no final do século XVIII, a revolução da produção em massa no final do século XIX e, depois, a revolução dos computadores nos anos 60. A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, como é comumente conhecida, representa a combinação de sistemas ciberfísicos, a Internet das Coisas e a Internet dos Sistemas. Eis aí a premissa de fábricas inteligentes nas quais as máquinas têm conectividade pela web e, ligadas a um sistema, podem operar em toda a cadeia de produção e tomar decisões por conta própria.


Nessa quarta revolução, uma série de novas tecnologias evoluirá, combinando os mundos físico, digital e biológico. São tecnologias que terão impacto em todas as disciplinas, economias e indústrias, e inclusive desafiarão nossa visão sobre “o que significa ser humano”. A inovação tecnológica está à beira de alimentar mudanças importantes em toda a economia global, gerando benefícios e desafios, em igual medida. Para entender melhor esse ambiente, a empresa multinacional de consultoria Deloitte publicou o estudo “Paradoxo na Indústria 4.0” (Outubro/2018), o qual remete ao título de nossa postagem de hoje.


O trabalho avisa que a Quarta Revolução Industrial gera oportunidades aparentemente ilimitadas para investimentos em tecnologia e, à medida que as empresas buscam a transformação digital, elas devem considerar várias questões no processo decisório, tais como: o que transformar, onde investir os recursos e quais tecnologias podem melhor atender as necessidades estratégicas. Além disso, a verdadeira transformação digital tem implicações muito profundas aos estarem relacionadas com estratégia, modelos de negócios, organização do trabalho e, principalmente, o desenvolvimento de profissionais.


As organizações podem e devem usar melhor as competências de seus colaboradores, lideranças e gestores para aproveitarem todas as vantagens e recursos das tecnologias da Industria 4.0. Por seu lado, os profissionais que oferecem serviços de treinamento, consultoria, mentoria e coaching podem encontrar oportunidades de mercado ao contribuírem com a solução das dificuldades ou problemas na relação homem-máquina gerada por essa nova revolução industrial. Eis porque eu trouxe a este espaço a expressão Coaching 4.0 como exigindo necessário avanço em práticas, metodologias e instrumentos para o exercício do coaching.


Leia artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/os-paradoxos-do-mundo-vuca/post#.XPlyOxZKjIU

Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53