Superação no mundo VUCA!

Atualizado: 2 de Ago de 2019

Em postagem recente, comentei da contribuição que a pesquisadora Sunnie Giles tem dado ao entendimento mais ampliado sobre o mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), bem como na forma de tirar proveito dessa realidade para o crescimento das organizações. Ela mesma se assume como catalisadora para processos inovadores, tendo fundado a empresa Liderança Quântica para a Inovação Radical®, um programa com foco na geração de lideranças alinhadas a esse conceito. Ela afirma que, na questão do mundo VUCA, a tomada de decisão é muito desafiadora porque, raramente, podemos prever plenamente suas consequências. A liderança tradicional (baseada em comando e controle) deve dar lugar a uma abordagem totalmente nova, mas a maior parte dos líderes não sabe o que é ou por onde começar.


Há pouco menos de um ano, ela publicou matéria na revista Forbes, a qual ainda se mostra bem atual. No ambiente VUCA, eventos imprevisíveis que acontecem fora de uma organização podem ser negativos ou positivos, mas certamente geram alguma demanda para os líderes tomarem decisões. Um exemplo de complexidade positiva é quando algum produto ou serviço viraliza e se torna sensação na Internet. Um exemplo de complexidade negativa é como a que ocorreu com a falta de esperança de um vendedor de frutas da Tunísia que, sem outro jeito de protestar contra a polícia local, derramou gasolina no corpo e, em frente ao prédio central da municipalidade, colocou fogo cercado de populares. As pessoas ao seu redor tiravam fotos e vídeos desse incidente, e as notícias rapidamente se tornaram virais nas mídias sociais.


Uma cadeia de eventos conectados evidencia quão complexo é o mundo de hoje. Se menos pessoas tivessem celulares, como era o caso há apenas uma década, eles não teriam conseguido capturar a autoimolação de um vendedor de frutas. Se menos pessoas estivessem conectadas nas redes sociais, as notícias não seriam virais. Se menos pessoas tivessem acesso a TV, rádio e Internet, não teriam sido inspiradas a se revoltarem contra seus próprios regimes. Se menos refugiados tivessem acesso a transporte para levá-los de suas áreas de origem a outras, eles não teriam conseguido fugir para a Inglaterra ou a Alemanha, os países mais ricos da União Europeia. Enfim, a grande interdependência entre todas essas variáveis ​​teve consequências globais.


Leia artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/o-desafio-de-se-superar-no-mundo-vuca/post#.XPlxDBZKjIU

Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53