VUCA, O “A” da Ambiguidade!

Atualizado: 2 de Ago de 2019




O conceito (VUCA – Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) nasceu com fins militares e, aqui, refiro-me à série explicativa da Harvard Business Review, tendo por autor o Coronel Eric G. Kail, oficial multipremiado do exército americano. Nas postagens precedentes, explicamos o sentido da letra “V” (Volatilidade), o da letra “U” (Uncertainty) que, em inglês, significa Incerteza, e o da letra “C” (Complexidade). Hoje a abordagem será quanto à letra “A”, que corresponde a (Ambiguidade). A partir das próximas postagens, avançaremos na exploração de como empresas e pessoas se aproveitam desse conceito para alcançarem melhores resultados no Mundo VUCA.


A atual diversidade, sob vários ângulos de análise, e o alcance global que o mundo digital nos viabiliza, ambos introduzem ambiguidade no cotidiano. Com isso, as oportunidades e os desafios devem ser apreciados sob múltiplos aspectos, não apenas pela nossa própria lente pessoal. Enquanto a frustração que experimentamos com a volatilidade, a incerteza e a complexidade consegue nos deixar sobrecarregados e exaustos, a ambiguidade nos leva principalmente à ineficiência e a oportunidades perdidas.


A ambiguidade é uma das principais causas de conflito dentro das unidades de negócios, pois é impossível de diagnosticar sob uma perspectiva singular, e seus efeitos em escala são capazes de desmantelar uma organização. Dois sintomas estão frequentemente associados à ambiguidade: a incapacidade de conceituar com precisão as ameaças e as oportunidades, antes que elas se tornem letais, assim como ocorre a frustração de que as realizações alcançadas não resultem em um sucesso abrangente ou duradouro.


No mundo VUCA os líderes devem fornecer clareza para que as atribuições e metas de trabalho não sejam tão ambíguas quanto o ambiente que nos cerca. A ambiguidade não paralisa os trabalhadores, porém os deixa inseguros e agitados. Os colaboradores competentes, quando confrontados com a ambiguidade, farão o que lhe aparenta ser mais confortável, pois assim irão se sentir como se efetivamente estivessem contribuindo com algo apropriado. Fazer algo, seja útil ou não, faz com que nos sintamos bem. Para evitar riscos, o líder deve fornecer direção clara e sincronizar os esforços dos outros, enquanto comunica continuamente quaisquer novos ajustes.


Leia artigo completo em: http://www.cloudcoaching.com.br/vuca-o-a-da-ambiguidade/post#.XPlrvhZKjIU


#coaching #vuca #dimensõesdesucesso #mentoria #consultoria #sucesso

Foco em competências e resultados

  • Canal Dimensões de Sucesso
  • Instagram Dimensões de Sucesso
  • Face Dimensões de Sucesso
  • Dimensões de Sucesso Linkedin
  • Twitter Dimensões de Sucesso

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

© 2019 por Dimensões de Sucesso

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53