Nova avaliação de perfil

Você sabe quais competências tem ou não tem para bem executar trabalho remoto?

As demandas por trabalho remoto ou home-office  estão aumentando e, atualmente, têm se tornado tendência irreversível. Corporações colocam em prática seus planos de deixar colaboradores fora dos seus escritórios, com foco em benefícios mútuos, tais como:

  • Aumento de produtividade;

  • Conforto pessoal na realização dos trabalhos;

  • Redução do tempo de deslocamento;

  • Expansão da região de contratação;

  • Menor custo com questões trabalhistas;

  • Menor custo com áreas de trabalho;

  • Menor custo com infraestrutura e serviços.

CONHEÇA O MODELO DOS NOSSOS RELATÓRIOS 

Porém, como resultado da implantação crescente dessa nova modalidade de trabalho, aparecem diferentes problemas na adaptação. Consequentemente, há grande necessidade de ajustes comportamentais e de competências específicas para o perfil requerido aos profissionais que estão a (ou irão) trabalhar nesse modelo.

sobre a avaliação

Para abordar o aspecto comportamental em trabalho remoto ou home office, devemos estimular o autoconhecimento para, então, gerar autoconsciência e, consequentemente, as ações de capitalização dos pontos fortes e os pontos de eventuais melhorias relacionados aos objetivos a serem atendidos. 


Qualquer pessoa ou gestor interessado em aumentar o autoconhecimento e o desempenho, seu e o de sua equipe, pode fazer uso desta ferramenta de maneira rápida, fácil e precisa, ampliando significativamente a sua assertividade e velocidade de desenvolvimento.


Cabe lembrar que avaliações de comportamentos demonstram como nos comunicamos e como agimos, mas não mostram o porquê disso. Entender o nível de inteligência emocional-social, base de todos os comportamentos, bem como o nível de percepção das próprias competências, é um fundamento para ampliar o autoconhecimento. 


Completando, quando citamos “competências”, estamos nos referindo àquelas relacionadas ao trabalho remoto ou ao home office.  O autoconhecimento permitirá que um profissional (de qualquer área) possa entender quais comportamentos e competências auxiliam no alto rendimento, quais estão sendo um obstáculo e, dessa forma, irá se orientar sobre o que é necessário fazer para crescer o desempenho.

Todas as avaliações abaixo possuem validade e confiabilidade assegurada pela Comissão de Igualdade de Oportunidade de Emprego dos EUA.

Os conceitos da avaliação

Cabe frisar que as competências mencionadas também são importantes e requeridas em uma modalidade de trabalho tradicional mas, com certeza, são muito mais exigidas em trabalho remoto ou home office, no qual as regras cotidianas são definidas pela própria pessoa e sem a supervisão direta de quem quer que seja.


Definimos cinco grupos com as principais competências e habilidades, para facilitar nossa análise e entendimento: EMOCIONAIS, RELACIONAIS, DISCIPLINARES, ESTRATÉGICAS, MOTIVACIONAIS. Então, distribuímos as principais competências necessárias para o  bom desempenho no trabalho remoto, como mostramos a seguir.


É importante mencionar que todas essas e outras competências podem ser medidas com precisão, facilitando que uma pessoa tenha mais assertividade para o processo de autoconhecimento. Com base na ciência da axiologia, iniciada pelo psicólogo alemão Dr. Robert Hartman e, depois, expandida para competências pessoais direcionadas por dois de seus alunos, tornou-se viável a criação da avaliação de Competências para Trabalho Remoto.

Detalhando as competências avaliadas

GRUPO DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS

Neste grupo estão as competências que irão ajudar na descoberta da confiança, estima, disciplina e motivação em si mesmos, para o crescimento e auto desenvolvimento. As competências envolvidas neste grupo são:


AUTOCONFIANÇA – Para ter a capacidade de acreditar e confiar nas próprias habilidades. Essa competência é um dos fatores de inteligência emocional-intrapessoal;


AUTODISCIPLINA E MODERAÇÃO – Para ter capacidade de lidar com os desafios da vida cotidiana e do trabalho, mantendo controle das suas emoções e ações nas situações estressantes, conseguindo responder a esses problemas de maneira calma e racional, ou seja, com AUTOCONTROLE (um dos fatores de inteligência emocional-intrapessoal);


AUTOESTIMA – Para ter o nível de compreensão do seu valor pessoal e visão positiva no que se refere à vida pessoal e profissional. Esta competência é um dos fatores de inteligência emocional-intrapessoal;


MENTALIDADE DE CRESCIMENTO – Para ter o “coração”, o “caráter”, a “mentalidade de campeão”. Para ter uma opinião, se o seu talento e a sua inteligência são habilidades que podem ser desenvolvidas por meio de dedicação e trabalho duro.

 

GRUPO DE COMPETÊNCIAS RELACIONAIS

Neste grupo estão as competências que irão ajudar nas relações humanas, capacidade de se comunicar e administrar os seus relacionamentos com os outros, tornar a equipe colaborativa, sendo objetivo e produtivo. As competências envolvidas neste grupo são:


HABILIDADE INTERPESSOAL – Para ter a capacidade de se comunicar com os outros de maneira eficaz, interagir bem, criar conexão e desenvolver networking dentro de um ambiente agravado pela dificuldade de não estar presente fisicamente. Esta competência é um dos fatores de inteligência emocional-social;


EMPATIA COM RELAÇÃO AOS OUTROS – Para ter habilidade e capacidade de administrar os relacionamentos pessoais de forma sensível, com cuidado, gratidão, e respeito para com os outros (e suas ideias), sentimentos e pontos de vista. Esta competência também é um dos fatores de inteligência emocional-social;


TRABALHO EM EQUIPE – Para ter a atitude correta e colaborativa nos trabalhos conjuntos, mesmo quando não estão fisicamente presentes, para estar pronto a subordinar interesses individuais em prol do bom funcionamento do grupo, para que este trabalhe harmoniosamente e atinja os objetivos comuns;


OUVIR OBJETIVAMENTE – Para ser capaz de compreender e de interpretar com precisão o que alguém está dizendo, excluindo a opinião pessoal e crítica, para avaliar de forma objetiva o que está sendo dito, enfim estar disposto a aceitar ideias, opiniões e feedbacks.

 

GRUPO DE COMPETÊNCIAS DISCIPLINARES

Neste grupo estão as competências que irão ajudar no trabalho do dia a dia, como ter clareza de suas responsabilidades, ter a concentração necessária e desenvolver todas as atividades, ser flexível para aprender, se adaptar e mudar quantas vezes forem necessárias, sendo responsável por todos os seus atos. As competências envolvidas neste grupo são:


AUTOGERENCIAMENTO – Para ter entendimento do seu nível de organização pessoal, da visão definida como autoimagem e das expectativas pessoais, gerando clareza de suas responsabilidades, funções e metas;


CONCENTRAÇÃO – Para ter capacidade de manter foco nas tarefas e projetos importantes, durante o tempo que for necessário, para evitar perda de tempo e produtividade;


FLEXIBILIDADE – Para ser capaz de se adaptar a novas situações e demandas, poder trabalhar em diversas frentes ao mesmo tempo, entender e mudar quando for preciso, pois trabalhar remotamente requer mudança de comportamento e novas habilidades;


RESPONSABILIDADE PESSOAL – Para ser capaz de se responsabilizar pelos próprios atos, condutas, obrigações, decisão e principalmente por suas consequências. Isto exige uma disposição interna para responder por si mesmo e por seus atos, sem mudar de foco ou transferir culpas a outros.

 

GRUPO DE COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS

Neste grupo estão as competências que irão ajudar a dar sentido, corpo e direção ao seu trabalho, ter uma visão do todo, planejar as ações com foco nos resultados desejados, trabalhar na resolução de todos os problemas, aprender com os erros e acertos. As competências envolvidas neste grupo são:


PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO – Para ser capaz de enxergar o todo e visualizar um futuro diferente e melhor, assim como ter habilidade de conceber planos claros e realistas. Ter capacidade de trazer para o presente essa visão do futuro e, assim, estabelecer metas inteligentes e pertinentes;


ORIENTAÇÃO PARA OS RESULTADOS – Para ser capaz de compreender clara e objetivamente os resultados que deseja atingir, bem como ser capaz de idealizar e por em prática as ações necessárias para atingir metas e resultados definidos. Ser capaz de completar as tarefas com eficiência e dentro dos prazos;


SOLUCIONAR PROBLEMAS DE FORMA PRÁTICA – Para ser capaz de ter pensamento crítico, capaz de resolver os problemas da maneira mais prática possível, para ter habilidade analítica de compreender um problema (ou situação) e solucioná-lo, identificando o que é preciso ser feito;


APRENDIZADO CONTÍNUO – Para ter o desejo e a motivação de aprender cada vez mais e constantemente pois, em um mundo com constantes mudanças, é extremamente necessário ter interesse em aprender coisas novas.

 

GRUPO DE COMPETÊNCIAS MOTIVACIONAIS

 

Neste grupo estão as competências que irão ajudar a manter a energia e a motivação necessárias para começar (e permanecer fazendo) tudo que é preciso para obter sucesso, com equilíbrio e profissionalismo, sem se esquecer dos aspectos sociais e pessoais da sua vida. As competências envolvidas neste grupo são:


AUTODIREÇÃO E PROPÓSITO – Para ter visão quanto ao seu futuro. Trata da compreensão mental do planejamento e a disciplina necessários para melhor conduzir sua vida e seu futuro;


INICIATIVA – Para ter habilidade de dar início, ser capaz de “arregaçar as mangas” e começar a trabalhar. Ter senso de urgência e determinação para chegar ao seu destino, uma vez que a meta seja definida e o plano de ação traçado. Ter motivação e energia para começar;


EQUILÍBRIO – Para ser capaz de reconhecer sua função na vida, ter habilidade de atingir e manter uma integração harmoniosa entre sua função profissional, pessoal e social. Esta competência indica o grau em que o indivíduo está realizado pessoalmente com essas funções, assim como a sua identificação com seus vários papéis na vida. Esta competência afeta diretamente a automotivação do indivíduo;


PERSISTÊNCIA – para ser capaz de continuar firmemente em um projeto e manter-se focado, motivado e compromissado com a finalização do mesmo. Para ter a força interior, a energia e a determinação necessárias de manter-se na rota traçada, sejam quais forem às circunstâncias.

Não mudamos sem saber

O QUE, O PORQUÊ, O QUANTO e COMO!

A partir do contato com as informações geradas pelo relatório, será mais simples se desenvolver de forma assertiva e eficiente para o trabalho remoto. Agir às cegas, sem saber ao certo o que (e o porquê) está fazendo, é armadilha perigosa para os dias de hoje. Para bem trabalhar remotamente ou em home Office, há considerações importantes que, certamente, nossa avaliação irá oferecer.

Acreditamos que o relatório seja autoexplicativo e permitirá, ao solicitante interessado, ter as informações relevantes que contribuirão para melhor desempenho quando em trabalho remoto ou home office. Porém, caso ainda tenha dúvidas sobre a avaliação ou queira saber mais a respeito, favor entrar em contato.

 

O preço de lançamento desta avaliação é de R$ 198. Para comprar, clique no link abaixo e vá direto para a loja. Em menos de 24 horas, você receberá o link para a realização da avaliação, com outras orientações importantes quanto ao preenchimento do questionário.

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